ROGER WATERS | Makila Crowley

ROGER WATERS • 27/10/2018

ROGER WATERS . 27/10/2018 . Pedreira Paulo Leminski . Curitiba/PR
Texto: Jonathan Rodrigues Ev
Fotos: Makila Crowley

 

No sábado, dia 27 de outubro de 2018, Roger Waters e equipe levaram a turnê “Us + Them” para Curitiba, se apresentado no Estádio Couto Pereira. Com ingressos esgotados, tocaram para cerca de 41 mil pessoas, fazendo deste, em quantidade de público, um dos maiores shows da história da capital do Paraná.

            A passagem do britânico pelo Brasil acabou sendo mais falada, tanto na grande mídia, quanto em redes sociais, pelas manifestações políticas contidas no espetáculo, sobretudo pela crítica ao recém-eleito presidente Jair Bolsonaro, que de fato dividiu o público, ainda mais que o evento ocorreu em plena véspera do segundo turno da eleição. Contudo, ainda que o show não seria o mesmo sem todo o tom politizado, chegaria a ser injusto não destacar como principal elemento a enorme qualidade técnica do que foi visto e ouvido, muito acima da média do que se costuma ter em grandes shows, impressionando em diversos momentos.

            A abertura dos portões estava marcada para 17:00, tendo atrasado alguns minutos, sendo aberto por volta das 17:15. Quem chegou um pouco mais cedo que isso ouviu do lado de fora do estádio a passagem de som, que contou com o próprio Waters, já que deu para identificar sua característica voz. Felizmente, mesmo com a previsão do tempo durante a semana anunciando chuvas torrenciais, em nenhum momento dali até o final do espetáculo choveu.

            Estranhamente, antes do começo do show, nenhuma música ambiente era executada nos altos falantes, com a galera esperando pelo show no silêncio mesmo. Pessoalmente, não me recordo de outro show de grande porte que tenha optado por deixar o público esperando sem música ambiente.

            Por volta das 21:00, alguns gritos começaram a ecoar em alguns pontos do estádio, sendo difícil identificar se começou com algum tom político, mas parece ter sido o caso, já que parte da plateia vaiou os gritos iniciais. Enfim, logo em seguida, lá pela 21:10, o público se voltou para o palco, pois o enorme telão que preenchia todo o fundo do palco (enorme mesmo, um dos maiores já utilizados para concertos musicais) foi ligado, exibindo praticamente um curta metragem, mostrando uma mulher, de costas para a plateia, sentada em umas rochas, olhando para o mar, num tom bem melancólico, e claro, seguindo a tradição Pink Floyd de ser, naquele clima viajado. E já era possível perceber o quão grande seria o espetáculo que se seguiria, visto, por exemplo, que o barulho do mar, junto aos cantos de aves exibidos no curta, ecoavam de diversos pontos do estádio, criando um grande efeito de imersão, pois não haviam caixas de som apenas no sentido do palco para o público, como é o habitual, haviam também caixas nas laterais do estádio, e no fundo, criando ao longo da noite efeitos bem impressionantes, praticamente um som “quadrifônico” em grande escala.

            As luzes se apagaram por completo, um canto, também melancólico, serviu de trilha para o final do curta, uma voz feminina, entoando o que parecia ser alguma composição oriental, até que, exatamente às 21:30, como estava marcado, aquelas falas e batimento cardíaco anunciavam “Speak to Me”, que serviu de trilha para a entrada do grupo. Com todos devidamente posicionados em seus lugares, mandaram “Breathe”, chamando a atenção logo de cara a incrível qualidade sonora, e como cada instrumento estava ali audível, tudo cristalino. Merece menção as belas harmonias vocais realizadas pelas backing vocals Jess Wolfe e Holly Laessig, com os guitarristas Dave Kilminster e Jonathan Wilson, além das imagens do telão, mostrando planetas e estrelas, transpondo muito bem em imagens o sentimento dessas faixas iniciais do “The Dark Side of the Moon”.

            Sem nenhuma pausa, uma versão “matadora” da instrumental “One of These Days”, de tirar o fôlego, que acabaria sendo a música mais antiga executada na apresentação, lá do “Meddle”, de 1971. Nela, além do baixo de Waters, o músico Gus Seyffert também tocou um baixo, criando camadas muito interessantes de se notar, que com a excelente qualidade de som, era possível perceber como cada um dos baixos se “conversavam” durante toda a faixa. Sem falar que em alguns trechos da canção, chegou-se a ter três guitarras simultâneas, criando uma sonoridade muito densa, até aflitiva em alguns pontos, juntando com a animação do telão, exibindo um corredor sombrio.

            Prosseguiram com “Time”, onde realmente pareceu que havia uma torre de relógio espalhada em cada canto do estádio, já que os efeitos sonoros vieram literalmente de “todos os lados do estádio”. Waters simulou com o baixo no começo um som de relógio (o “tic-tac”), enquanto as backing vocals tocaram também instrumentos de percussão. Quem assumiu a “bronca” de realizar o solo originalmente de David Gilmour foi o competente Jonathan Wilson. Aliás, ele que cantou as partes das músicas do Pink Floyd que originalmente são do Gilmour, possuindo um timbre de voz parecido, e mesmo a aparência dele remeteu ao Gilmour quando era jovem. Como esperado, “Time” seguiu emendada em “Breathe (Reprise)”. Um belo momento.

            Mantendo o nível, e parte da galera “arrepiada”, “The Great Gig in the Sky”. Com o telão mostrando estrelas, as backing vocals Jess Wolfe e Holly Laessig fazem um show a parte, transmitindo enorme emoção, e claro, mostrando que ambas possuem um enorme alcance vocal. Bem antes de a música acabar, parte do público aplaudia a grandiosa performance. A propósito, as duas fazem parte da banda Lucius, como vocalistas principais, que tem uma pegada mais voltada ao indie.

            O que houve a seguir foi o momento de maior controvérsia na noite, durante a emblemática “Welcome to the Machine”. Nela, Waters tocou guitarra, e assim como na gravação original, cantou sozinho a maior parte da música, com exceções de alguns backing vocals de outros membros em partes pontuais. E como esse som ficou potente ao vivo, sobretudo por causa dos teclados de Bo Koster e Jon Carin. O telão intercalou filmagens dos músicos tocando, com o vídeo clássico da música. Eis que no trecho final do som a banda parou de tocar, os diversos giroscópios que estavam espalhados na frente do palco são ligados, sons de sirene saem dos diversos alto falantes, e a seguinte mensagem é exibida no telão, em português:

            “São 9:58, nos disseram que não podemos falar da eleição depois das 10 da noite. É lei. Temos 30 segundos. Essa é a nossa última chance de resistir ao fascismo antes de Domingo. Ele não! São 10 horas. Obedeçam a lei.”.

            Desnecessário dizer que o ato foi seguido por uma enxurrada de reações diversas da plateia, vaias, gritos de “ele não”, “PT não”, “mito”, e até de “Coxa”, em referência ao time de futebol dono do estádio, o Coritiba. Sendo bem franco, difícil determinar se o que predominou foram gritos pró ou contra Bolsonaro, visto que um estádio é enorme, dando para entender o que as pessoas falavam por perto, mas em outros locais mais distantes, compreendia-se apenas que eram gritos, mas sem ser possível identificar sobre o que.

 

            A questão de não poder falar sobre eleições após às 22:00, era referente a lei eleitoral, que proíbe qualquer manifestação pró ou contra algum candidato após esse horário nas vésperas das eleições. Inclusive, durante o dia do show, havia saído uma nota na imprensa afirmando que se Waters se manifestasse após esse horário, teria que pagar multa, e poderia até ser preso.

            Voltando ao show, o grupo tocou três canções seguidas do trabalho mais recente de Waters, aliás, no rodem que estão no disco, o bonito “Is This the Life We Really Want?”, que apesar da qualidade do que foi mostrado, dado como estava o clima no momento, deu uma caída no ritmo da apresentação.

            A trinca foi iniciada com a singela “Déjà Vu”, que vale ressaltar, enquanto os primeiros acordes dela eram tocados, ainda ouviam-se gritos em algumas partes da plateia. Waters e Wilson utilizaram violões nela, sendo uma canção mais introspectiva, semi acústica. O telão mostrou algumas imagens aéreas de uma cidade, basicamente num take só, com a filmagem descendo na vertical, e sério, se fosse olhar para ali muito fixamente, poderia causar alguma tontura.

            Continuaram com “The Last Refugee”, onde Waters apenas cantou, sem tocar nenhum instrumento, tendo um maior espaço para a bateria de Joey Waronker, que a propósito, tocou a maior parte do tempo em pé, até por utilizar alguns itens de percussão que estavam ao lado de sua bateria em diversos pontos do show. Nesse som, o telão exibiu o vídeo clipe da canção praticamente na íntegra.

            Encerrando a sequência do trabalho mais recente, “Picture That”, a mais “visceral” das três, e que pessoalmente, entre elas, foi a que ficou melhor ao vivo, muito por causa das camadas geradas pelos teclados e guitarras, e claro, pelas imagens psicodélicas do telão. Waters a iniciou apenas cantando, andando de uma ponta até a outra do palco, e na parte final, pegou uma guitarra, realizando um breve solo.

            O que se seguiu era provavelmente o momento mais aguardado por muitas pessoas, a julgar pelos milhares de celulares filmando, “Wish You Were Here”. Também com Waters e Wilson comandando os violões, essa foi uma exceção, de ser um som originalmente cantado por Gilmour no Pink Floyd, que não foi cantada por Wilson na apresentação, e sim pelo próprio Waters, que criou um clima interessante, um tanto diferente da original, já que cantou num tom mais “cansado”, ao menos passando essa sensação, que se encaixa com a letra. Sem dúvida a música em que o britânico foi mais ovacionado pelo público.

            Na sequência, um dos momentos mais “fortes” do espetáculo, “The Happiest Days of Our Lives”, seguida pela parte dois de “Another Brick in the Wall”. Vale ressaltar, na intro, parecia que de fato havia um helicóptero sobrevoando o estádio, tamanho a imersão criada pelos efeitos de profundidade sonora. Como não poderia deixar de ser, o telão mostrando diversas referências ao “The Wall”.

            Mas a parte forte ficou por conta da participação de doze crianças de Curitiba, que adentraram o palco vestidas com macacões laranjas, como presidiárias, e com um capuz preto, igual as que algumas vítimas do Estado Islâmico vestem no momento da execução. Durante a “The Happiest Days of Our Lives”, elas estavam paradas no palco, como se fossem vítimas que estão prestes a serem executadas, até que em “Another Brick in the Wall”, no icônico trecho em que as crianças cantam, elas tiraram o capuz, para cantarem essa parte, apesar de que aparentemente não estavam microfonadas. Ao que tudo indica, as vozes das crianças ouvidas no estádio era uma gravação, e as que estavam no palco apenas gesticulavam. Durante o solo, as crianças tiraram os macacões, mostrando que todas estavam com camisetas pretas escrito “resist”. Em seguida, elas começaram a dançar, e na sequência, a banda emendou a parte três de “Another Brick in the Wall”, com as crianças fazendo algumas coreografias, no sentido de representar liberdade. Ao final da música, ainda com as crianças no palco, a palavra “resist” tomou conta do telão, o que estranhamente acabou por gerar algumas vaias, e alguns gritos de “mito”, mesmo que não tenha tido nenhuma referência direta ao Bolsonaro, e sim uma crítica mais geral.

 

            Finalmente, as crianças se retiraram do palco, bem como toda a banda, ficando apenas Waters, que falou, em inglês, entre outras coisas, que “este é um show sobre amor”, que “somos todos irmãos e irmãs, todos iguais”, bem como disse que as crianças são dali de Curitiba, e pediu aplausos para elas, dizendo que iria lá falar com elas e tirar fotos, que em seguida voltariam para a segunda parte do show.

            Era por volta 22:30, e pelos próximos vinte minutos, o telão ficaria mostrando diversas mensagens de tom político, sempre começando com a palavra “resist”. Em alguns momentos, parte do público voltou a gritar “mito”, “ele não” entre outras, mostrando, de forma bem didática, que para muitos, política virou “fla-flu”, para ser “discutido” no grito, indo mais para o lado da emoção do que pela razão.

            Referente ao que era apresentado no telão nesse momento, diversos tópicos, o que acabou por deixar tudo um tanto superficial, indo desde ataques ao Mark Zuckerberg e o Facebook, sobretudo pela questão do uso de dados dos usuários para fins políticos na eleição presidencial americana de 2016 (apesar do próprio Waters utilizar a ferramenta para divulgação do seu trabalho), passando por críticas a poluição do meio ambiente, a pouco separação entre estado e religião em diversos governos mundo afora, a questão da Palestina e antissemitismo, e até a Gina Haspel, atual diretora da CIA, sempre com algum breve texto apresentando algum argumento, que não foram traduzidos para o português, sendo mostrados em inglês mesmo.

            Claro, não faltou aquele trecho que gerou polêmica nos shows anteriores pelo país, onde é dito que “o neofascismo está em ascensão no mundo”, seguido da lista de líderes mundiais que, segundo ele, se encaixam nessa categoria, entre eles, Donald Trump dos Estados Unidos, Viktor Orbán da Hungria, Vladimir Putin da Rússia, esse com um ponto de interrogação ao lado do nome. E na última linha, uma tarja preta escondendo o que estava escrito, pois era o local onde, no primeiro show em São Paulo, constava o nome de Jair Bolsonaro, e que nos posteriores, havia sido substituído pela frase em português, “ponto de vista político censurado”.

            Eis que o telão é tomado pela frase, em inglês, “existem animais que são mais iguais que outros”, seguido da palavra “Dogs”, anunciando que a segunda parte do show começaria. E que performance avassaladora essa de “Dogs” que a banda executou, com seus mais de dezessete minutos, onde muita coisa aconteceu. Enquanto os músicos se posicionavam no palco, os giroscópios são novamente ligados, sons de sirene tomaram conta do estádio, e o telão começava a recriar a usina termelétrica de Battersea, que aparece na capa do disco “Animals”, onde “Dogs”, e a próxima que seria tocada, foram lançadas. Não bastasse isso, após a usina ocupar todo o telão, quatro chaminés enormes são erguidas por cima do telão, complementando a recriação do local, com direito a efeitos de fumaça saindo delas. E ainda, um pequeno porco rosa fica pendurado entre duas dessas chaminés.

            Mesmo com todo esse apelo cênico, vale ressaltar como a parte musical foi incrivelmente bem trabalhada. Waters tocou baixo, Gus Seyffert violão, Jess Wolfe e Holly Laessig novamente tocaram instrumentos de percussão, dando aquele toque a mais para a composição, sem falar dos potentes teclados, e sobretudo, das guitarras de Wilson e Dave Kilminster, que fez o grandioso solo da música. E mais uma vez coube a Wilson cantar a maior parte da música, se saindo muito bem.

 

            Perto do trecho final, ocorreu o momento mais teatral da noite: os roadies levaram uma mesa para o palco, cheia de taças, e quase todos os músicos vão para ali, colocando máscaras com rostos de animais, fazendo um brinde. Waters fica com uma máscara de porco, e vai para a frente do palco, levantando um cartaz, escrito “pigs rule the world”, sendo bem ovacionado. Continuando a cena, ele joga esse cartaz no chão, tira a máscara de porco, e ergue outro cartaz, esse com os dizeres “fuck the pigs!”. Finalmente, os músicos voltam a fazer um brinde, agora todos sem máscaras, para enfim concluírem a canção.

            Mantendo a vibe, mandaram “Pigs (Three Different Ones)”, com sons de porcos tomando conta do estádio na intro, tendo aquela bacana linha de baixo sendo realizada por Waters. Essa acabou sendo dedicada a sacanear o Donald Trump de diversas formas, com imagens bem pesadas sobre o presidente, desde animações simulando que ele estava vomitando, o colocando com as vestimentas da Klu Klux Klan, e até mesmo insinuando que ele tem o pênis pequeno. No final, ainda seriam exibidas diversas frases polêmicas ditas pelo presidente dos Estados Unidos ao longo dos anos, concluindo com a mensagem, essa mostrada em português, de que “Trump é um porco”. E sim, durante esse som, um porco inflável gigante “planou” sobre o público, que estava com a frase “Seja humano” escrito nele. A princípio, o porco possui um drone dentro dele, por isso conseguiu planar o estádio daquela forma.

            Na sequência, mais uma dobradinha do “The Dark Side of the Moon”, “Money” e “Us and Them”, ambas contando com o saxofonista Ian Ritchie, que trabalha com Waters desde os anos 80, e que obviamente fez a diferença nas duas músicas, sobretudo na “Us and Them”.

            No trecho inicial de “Money”, o telão mostrou imagens de diversos políticos, sem poupar espectros e ideologias, indo de líderes europeus ao Kim Jong-un, da Coreia do Norte, passando a mensagem que no fim das contas estão todos unidos pelo “dinheiro”. Tanto que, antes do solo de saxofone, todas as luzes do palco e o telão foram apagados, a banda parou de tocar por uns segundos, para mostrar a seguinte mensagem, em inglês, “você não venceu, ninguém vence em seu mundo, todos perdem”, seguida de uma imagem de explosão de uma bomba, com sons de moedas, para então retomarem a faixa no solo do Ian Ritchie. Bem inesperada essa pausa, que acabou quebrando o clima da música, ainda mais com uma mensagem um tanto pessimista.

            Já “Us and Them”, é um daqueles sons que crescem muito ao vivo, onde o grupo realizou uma performance emocionante, com Waters tocando baixo e andando pelo palco, e o telão exibindo imagens de grande impacto, exibindo diversos protestos, tais como um do “Black lives matter”, rostos de crianças, refugiados, tanques de guerra, armamentos, pessoas em situação de pobreza, criando um tom bem poético, e mesmo reflexivo.

 

            Aproximando-se do final da apresentação, “Smell the Roses“, outra do trabalho mais recente de Waters, numa pegada bem Pink Floyd, acabando por não destoar das demais canções que foram apresentadas nessa sequência. Waters apenas cantou, e houve mais um momento teatral, onde ele “ficou preso” em uma corrente, para em seguida se balançar, até se libertar delas.

            Encerrando essa parte do espetáculo, outro daqueles momentos bem especiais, “Brain Damage”, que contou com uma introdução diferente da gravação original, apenas com as backing vocals fazendo a melodia, seguida por “Eclipse”. Com Waters no violão, as duas backing vocals deram uma grande dimensão para a música. Como não poderia deixar de ser, a essa altura do campeonato, mais efeitos primorosos, a começar por uma esfera escura sobrevoando o público, e no momento que se iniciou “Eclipse” um prisma gigante é formado acima da pista premium, com lasers, seguido de mais lasers nas cores do arco íris, reproduzindo a capa do “The Dark Side of the Moon”. Isso mesmo, enquanto tocavam a finaleira do “The Dark Side of the Moon”, a capa do disco foi “montada” com lasers no meio do estádio!

            Sem nem saírem do palco, Waters apresentou, de forma bem humorada, todos os integrantes da banda, e avisou que a próxima música que seria tocada, era do trabalho mais recente, dividida em três partes. No caso, foram os três sons que encerram o “Is This the Life We Really Want?”, “Wait for Her”, “Oceans Apart”, e “Part of Me Died”, que deram um clima mais contemplativo, e positivo, onde Waters quis deixar uma mensagem de esperança.

            Encerrando de vez essa grande noite, “Comfortably Numb”, na qual Waters apenas cantou, chegando até mesmo a descer do palco no solo final, indo cumprimentar as pessoas que estavam na grade. Aliás, por mais que essa seja a canção do “solo” do Gilmour, digamos que Kilminster se saiu bem. Verdade seja dita, a super produção do show o ajudou muito nesse caso em específico, como a animação do telão, criando toda uma atmosfera grandiosa, com duas mãos se aproximando uma da outra.

            A banda se retirou, após mais de duas horas e meia. O telão mostrava a mesma mulher do começo, agora acompanhada de uma criança, e a fotografia um tanto mais clara, simbolizando esperança novamente.

            Por mais que os posicionamentos políticos tenham ganhado a maior parte dos comentários que se viu sobre essa turnê, a parte técnica e musical é com toda certeza muito maior, e bem acima da média do que é visto em outros espetáculos de alto nível, não sendo exagero dizer que elevou a coisa para outro patamar.

            Se a intenção do Waters era causar incômodo e reafirmar seus posicionamentos ideológicos, bem, nisso ele foi bem sucedido. Agora, se pretendia causar maiores reflexões na plateia, e mesmo fazer repensarem alguns de seus valores, me parece pouco provável que alguma pessoa que assistiu a esse espetáculo vá mudar alguma convicção pessoal, até pela forma como tudo foi construído no show.

            Fato é, que quem conhece sua carreira solo, e mesmo no próprio Pink Floyd, sabe que ele sempre preferiu o caminho mais difícil. Seria muito mais cômodo não tocar em nenhum assunto espinhoso fora das músicas, praticamente garantiria que seria ovacionado durante toda a turnê. Então diria que tem algum mérito nisso, em querer levar algo a mais além das músicas, mesmo que muita coisa de forma superficial, ainda mais que isso potencialmente afasta muitas pessoas de sua obra, sendo capaz até de aborrecer tantas outras, a ponto de não apreciarem o restante do que foi apresentado.

 

            Referente a ascensão do neofascismo no mundo, o tempo dirá se as críticas de Waters procedem. Enquanto isso, restará a lembrança de um grande show, feito por um artista único. No fim o que importa é a esperança de um mundo melhor para todos, independente de ideologias e siglas partidárias.

 

Setlist

Breathe

One of These Days

Time / Breathe (Reprise)

The Great Gig in the Sky

Welcome to the Machine

Déjà Vu

The Last Refugee

Picture That

Wish You Were Here

The Happiest Days of Our Lives / Another Brick in the Wall (Parts II & III)

Dogs

Pigs (Three Different Ones)

Money

Us and Them

Smell the Roses

Brain Damage / Eclipse

Wait for Her / Oceans Apart / Part of Me Died

Comfortably Numb

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